domingo, 5 de outubro de 2014

Texto argumentativo - Filipa Oliveira

Leave a Comment

A Tolerância


A Tolerância, do latim tolerare, é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Há várias situações em que se pode tolerar: pode tolerar-se posições contrárias quando não se tem a certeza sobre algo; pode tolerar-se para evitar conflitos quando não se têm a certeza quanto ao desfecho final dos mesmos; pode-se tolerar por respeito pelas diferenças do Outro… Mas até onde devemos aceitar o Outro nas suas diferenças?

Cada pessoa é criada de uma certa maneira. Quando conhecemos alguém, conhecemos uma pessoa com outros hábitos, com outros costumes e se calhar com outra forma de viver. Devemos, por isso, tentar conviver pacificamente, cada um cedendo um pouco, para que a vida corra em paz. O mesmo se aplica a uma sociedade; sempre que estamos numa situação em que algo novo aparece ou alguém diz alguma coisa ou age de maneira diferente, devemos saber tolerar. Não devemos fazer como a maior parte das pessoas que quando têm de lidar com a diferença, apontam o dedo e limitam-se a criticar e a tentar arranjar argumentos inválidos para justificar certos atos, devemos no mínimo tentar respeitar e tolerar essas decisões mesmo que não concordemos a cem por cento com elas.

Na minha opinião a tolerância é um elemento base na sociedade porque sem ela, não há respeito entre os indivíduos que a constituem. Devemos respeitar sempre os que nos rodeiam quer tenham uma cor, uma religião ou até mesmo uma maneira de agir e pensar diferente da nossa.

Concluindo, ser tolerante não significa aceitar o que se tolera. Ser tolerante significa ter um espírito aberto e uma visão mais ampla sobre as diferentes situações. No fundo todos nós somos pessoas, seres humanos, que querem viver a vida em paz sem serem julgados pelos que os rodeiam e que querem ser amados e aceites pelo que são na realidade.
If You Enjoyed This, Take 5 Seconds To Share It

0 comentários:

Enviar um comentário