domingo, 5 de outubro de 2014

Texto argumentativo - Camila

Leave a Comment
Adoção de crianças por casais homossexuais em Portugal

    Em relação a adoção de crianças por casais homossexuais, considero que a legislação portuguesa não está de acordo com a evolução da mentalidade da sociedade do século XXI, que tem vindo a aceitar melhor a homossexualidade.
 
    Em primeiro lugar, uma criança que já não está com os seus pais biológicos, não deve ser privada de ter uma família, pelo simples fato das pessoas que a pretendem adotar serem do mesmo sexo. Não me parecem válidos os vários argumentos que são apresentados para não aprovarem uma lei que permita essa adoção. Por exemplo, o argumento de que a criança nunca terá uma família completa porque faltará sempre uma figura masculina/feminina na sua vida, não é valido tendo em conta que a adoção monoparental é permitida por lei. Assim, se uma criança adotada por duas senhoras nunca terá presente na sua vida uma figura masculina, o mesmo acontecerá a uma criança adotada por uma senhora. No entanto a primeira situação é não é legal e a segunda já é.
 
    Para além disso a coadoção é permitida no nosso país. Ou seja, quando duas pessoas do mesmo sexo, casadas ou em união de fato, e um deles já é pai de um menor adotado ou não, o cônjuge ou unido de fato pode coadotar o referido menor. Então, se o casamento homossexual é legal em Portugal e a coadoção também, onde está a lógica para não permitir a adoção pelo casal homossexual?

    São vários os argumentos que nem merecem comentários, como o de que uma criança adotada por homossexuais tem mais probabilidade de se tornar homossexual – falso -, ou que as crianças criadas por casais homossexuais estão mais suscetíveis a ficarem traumatizadas por comportamentos obscenos – ridículo – ou ainda que as crianças correrão maiores riscos de serem vitimas de abuso sexual – porquê? os pedófilos preferem filhos de homossexuais? Mais um disparate. O único argumento que me parece mais válido é o de que as crianças adotadas por homossexuais terão maiores dificuldades na adaptação social, por causa do estigma que sofrerão, por serem filhos de homossexuais. É verdade, mas é melhor o estigma ou viverem órfãos a vida inteira? Prefiro que uma criança seja adotada por um casal homossexual do que viva toda a vida numa instituição, abandonada, sem amor e carinho.

    Por estas razões penso que a adoção de crianças por casais homossexuais não é uma desvantagem para a criança, bem pelo contrário uma vez que esta vai poder ter uma família, e que esta lei devia ser aprovada pelo parlamento português.
If You Enjoyed This, Take 5 Seconds To Share It

0 comentários:

Enviar um comentário